terça-feira, 30 de outubro de 2018

Lifan X80 de sete lugares é uma boa opção por R$ 129.777

 

Está em todas as concessionárias Lifan o novo SUV da marca, o X80, mais um veículo global da marca chinesa. Apresentado ao público pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo em novembro de 2016, o modelo marca um novo momento da Lifan, que está no mercado brasileiro desde 2013. 

O X80 desembarca no Brasil em versão única - Vip - equipado com motor 2.0 turbo, câmbio automático de seis marchas e com uma extensa lista de itens de segurança, conforto e conveniência. 

Na frente do veículo, a grade vem com barras horizontais cromadas com o nome da marca aplicado, o conjunto óptico com DRL [Daytime Running Light - luz diurna em LED] em linha e faróis de neblina embutidos no para choques impõe sua identidade. 

A linha de cintura alta, as rodas com aro de 19 polegadas diamantadas blackn silver e a moldura que acompanha toda a linha inferior e os para choques do SUV, acentuam seu tamanho avantajado. 

A Lifan equipou o novo SUV X80 com um motor 2.0 de 4 cilindros em linha, DOHC [duplo comando de válvulas no cabeçote], 16V, Dual VVT, turbo-alimentado, intercooler, injeção direta e movido a gasolina. Esse motor gera 184 cv de potência máxima a 5.000 rpm e 28,6 kgfm de torque entre 1.600 e 3.600 rpm. 

Associado a este motor está o câmbio automático de seis velocidades DSI 6AT, que pode também ser utilizado no modo manual, pelo qual as trocas de marcha são feitas na alavanca, ou acionado no modo Sport por meio de um botão no console central, que permite que as trocas de marcha no modo automático aconteçam em rotações mais altas. 

Durante os testes para homologação do veículo no Brasil, realizados em laboratório e ambiente controlado, os números indicaram o consumo médio de 9,89 km/litro de gasolina [cidade/estrada]. Na estrada o consumo ficou em 12,27 km/litro de gasolina e na cidade 8,39 km/litro, dentro dos padrões, normas e utilizando combustível brasileiro. 

Com o entre-eixos de 2.790 mm o SUV oferece espaço para 7 passageiros adultos. A cabine traz itens como o painel no console central para ajuste da temperatura e da intensidade do ar-condicionado [com saídas no teto] para os passageiros da segunda e terceira fileiras e apoio de braço central com porta-copos. 

O segundo banco do Lifan X80 pode ser rebatido total ou parcialmente [1/3 - 2/3] para facilitar carregar volumes maiores, além de deslizar para permitir mais espaço aos passageiros da terceira fileira. Já na terceira fileira o banco rebate totalmente, permitindo que surja um grande porta-malas. 

Com essa configuração múltipla, o porta-malas do X80 chega a ter a capacidade para levar até 2.500 litros com os dois bancos rebatidos ou 900 litros com o terceiro banco rebatido [até o teto do veículo] ou 200 litros de capacidade na configuração normal para 7 passageiros. 

No pacote de equipamentos, a começar pelos itens de segurança, são seis airbags, sendo dois dianteiros, dois laterais nos bancos do motorista e do passageiro e outros dois do tipo cortina posicionados sobre as janelas e que protegem as três fileiras de bancos. Há também dispositivo para fixação de cadeiras de crianças tipo Isofix, trava para crianças nas portas traseiras e cintos de segurança de 3 pontos para todos os 7 passageiros. 

O painel de instrumentos possui três configurações de grafismo diferentes e o motorista escolhe como deseja ver e quais informações são exibidas. No volante há comandos para acesso ao sistema multimídia, para o computador de bordo, para o viva-voz do smartphone [quando conectado por bluetooth com o sistema multimídia] e para o controle automático de velocidade de cruzeiro. 

No console central há um grande porta-objetos, que quando está fechado funciona como apoio para o braço do motorista e do passageiro. Nele estão também os botões para acionar o modo sport da transmissão automática, o assistente de descida [HDC] e o controle de estabilidade [ESP], além do botão do freio de estacionamento eletrônico. 

Acima do console central está o sistema multimídia com a tela de 8 polegadas, o comando do ar-condicionado automático e os botões para acionar o sensor de estacionamento dianteiro e alterar as linhas de referência do sensor de estacionamento traseiro. 

Há também uma entrada para carregar equipamento eletrônico, uma entrada USB e um pequeno espaço para guarda de objetos. Complementam a funcionalidade do espaço do motorista os comandos do teto solar elétrico. 

Como arremate, o X80 traz detalhes de acabamento que imitam madeira cerejeira no painel frontal, no console central e na alavanca da transmissão. 

Disponível em versão única e em três opções de cores - branco, preto e vermelho -, o Lifan X80 chega com preço público sugerido de R$ 129.777 e a empresa planeja vender 120 unidades por mês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário