2016 RESERVA MUITOS CARRÕES, CONFIRA OS LANÇAMENTOS
De hot hatches com desempenho de Ferrari ao início de importação oficial do Nissan GT-R, o ano será acelerado
Entre os ricos, 2016 não será um ano fácil. Afinal, serão muitos carrões para escolher. Brincadeiras à parte, o ano será movimentado entre os esportivos. Há desde hot hatches como o Audi RS3, capaz de andar junto com superesportivos, a bólidos como o Nissan GT-R, finalmente confirmado para o mercado brasileiro. Sem falar nos jipões, agora cada vez mais presentes no mercado de luxo. Saiba o que 2016 reserva na nossa compilação e não deixe de clicar nos links dos testes para saber como andam as feras
Audi RS3
Andar próximo de supercarros era um privilégio raro, somente carrões milionários pertenciam ao clube sub cinco segundos. Mas a Audi pode encarar esportivos bem mais caros com o novo RS3. O hatch conta com um 2.5 cinco cilindros turbo de 367 cv e 47,4 kgfm de torque. Com a ajuda do câmbio de dupla embreagem e da tração integral, todo esse poderio é despachado para o asfalto instantaneamente. A arrancada até os 100 km/h se dá em 4,4 segundos, o que transforma o RS3 em um candidato a disputar torneios com um Porsche. O desembarque previsto originalmente para 2015, ficará para o início de 2016, até fevereiro.
A quinta geração do médio-grande também desembarcará no primeiro trimestre. O modelo passa a ter argumentos sérios para disputar a liderança do mercado de sedãs premium, atualmente disputado entre o BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C. Inicialmente, o A4 chegará com o novo motor 2.0 turbo de 190 cv e 32,6 kgfm de torque, capaz de levar o três volumes aos 100 km/h em 7,3 segundos, no que ajuda o peso 65 kg mais leve. O coeficiente de penetração aerodinâmica ajuda na economia, o Cx de apenas 0,23 é dos mais baixos. O conforto é garantido pelo entre-eixos de 2,82 metros (dois centímetros maior), enquanto o motorista tem à sua frente um painel LCD digital no lugar do quadro de instrumentos, como é no TT e no Q7.
Audi Q7
Na sua segunda geração, o Audi Q7 é outro que deveria ter chegado em 2015. O modelo tem 41% da base feita em alumínio para consumir menos e andar forte, ainda mais na versão V6 3.0 comprimida de 333 cv, que deverá ser a mais vendida em um primeiro instante. Com tração quattro e câmbio automático de oito marchas, o crossover desmente seus 5 metros de comprimento ao ir aos 100 km/h em 6,1 segundos. O preço, contudo, não engana: pode esperar por algo acima de R$ 320 mil.
BMW M2
Com lançamento marcado para o Salão de Detroit, em janeiro, o BMW M2 pode dar as caras por aqui antes do final do segundo semestre. O cupê é a reedição do antigo 1M. Para calçar esses sapatos, o M2 conta com uma versão mais braba do conhecido seis cilindros em linha 3.0 turbo. São 360 cv e 50,9 kgfm de torque máximo, administrados por uma caixa de dupla embreagem e sete marchas. Até os 100 km/h, são gastos apenas 4,3 segundos.
BMW X4 M40i
Bem aceito no mercado nacional, o BMW X4 pode ganhar ainda em 2016 a variante M40i, também marcada para ser apresentada em Detroit, junto com o M2. Não é a única coincidência que os une, a motorização fica a cargo do mesmo seis em linha 3.0 turbo, calibrado para render 355 cv e 47,8 kgfm no crossover. A força ajuda a levar o misto de cupê e utilitário aos 100 km/h em apenas 4,7 segundos
Chevrolet Camaro
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Na sua sexta geração, o Chevrolet Camaro manteve seu ar retrô. O cupê foi lançado em 2015 nos Estados Unidos e deve vir para o Brasil até o segundo semestre de 2016. Embora tenha opções de motor 2.0 turbo de 279 cv e 3.6 V6 de 330 cv, o que nos interessa mesmo é o Camaro SS 6.2, que passou a contar com 461 cv contra 406 cv do atual. Ou seja, pode esperar por ainda mais brutalidade. A arrancada até os 100 km/h é completada em pouco mais de 4 segundos. Vamos torcer para o preço não acompanhar o aumento de ferocidade Jaguar F-Pace
Segundo a Jaguar, o F-Pace será o crossover mais esportivo de todos os tempos. A Porsche está de olho nisso, claro. Mas o britânico tem credenciais para suportar essa pretensão. Além de uma estrutura formada em sua maior parte por alumínio, o primeiro SUV da Jaguar terá traquitanas como Por aqui, o carro desembarcará primeiro com o motor V6 3.0 comprimido de 340 cv, enquanto os europeus vão preferir o 3.0 turbodiesel de 300 cv. Todos estão de olho na futura versão R de 550 cv, que promete encarar o Cayenne e Macan Turbo. Porém, o 3.0 é capaz de ir aos 100 km/h em 5,8 segundos.
Mercedes-Benz C63 AMG
Considerado pelos entusiastas a variante mais bela do Mercedes-Benz Classe C, o Coupé ficou ainda mais classudo na nova geração, que faz mímica de todos os traços e trejeitos de um Classe S. Embora o mais vendido vá ser certamente o modelo de entrada, provavelmente um C180 ou C200, o Classe C Coupé que mais queremos ver é o C63 AMG S. O modelo tem o mesmo 4.0 V8 turbo do AMG GT, com a única diferença de ter cárter normal e não seco, como é no superesportivo. São 510 cv de potência e 71 kgfm de torque, despejados nas rodas traseiras. A arrancada até os 100 km/h é cumprida em 3,9 segundos. Pena que um carro tão rápido vá demorar tanto a desembarcar, o C63 AMG Coupé chegará apenas no último trimestre do ano que vem.
Nissan GT-R
Contudo, a importação oficial foi confirmada apenas em outubro passado. Sim, ver o Godzilla invadir a sua cidade é um sonho próximo. O 3.8 V6 conta com a ajuda de dois turbos para gerar 553 cv e 64 kgfm, mas o cupê virá também na variante Nismo, cuja potência chega a 600 cv e o torque a 66,5 kgfm. É o que ele precisa para baixar a aceleração de zero a 100 km/h dos 2,6 s do GT-R de série para 2,1 s. Estamos falando de um carro capaz de superar um Lamborghini Aventador na linha reta, sem falar nas curvas, onde a tração integral com vetoração de torque faz o GT-R parecer menor e mais leve do que é. O preço, contudo, deve ficar abaixo de R$ 1 milhão. A importação será sob encomenda.
Porsche 911 Carrera
Longe de ter sido alterado apenas cosmeticamente, o Porsche 911 Carrera passou a contar com motor 3.0 biturbo no lugar do antigo aspirado. O boxer gera 370 e 45,8 kgfm no Carrera convencional e 420 cv e 50,9 kgfm no Carrera S. A mudança deixa o desempenho do superesportivo bem próximo do entregue pelos 911 Turbo de antiga geração. O Carrera vai aos 100 km/h em 4,1 segundos, enquanto o S baixa essa marca em 0,3 s e chega aos 305 km/h. A novidade já foi confirmada para o Brasil, onde chegará até o segundo semestre também na variante Carrera - atualmente, somente o Carrera S é trazido. Os preços podem começar pouco abaixo dos R$ 600 mil para o cupê. O Cabriolet e o Targa fecharão a oferta.
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