O novo Ford Focus abandonou o título de Sedan para tornar-se um Fastback, termo usado para definir carros com traseira menos proeminente e transição sutil entre vidro traseiro e porta-malas. Tudo isso, segundo a montadora, para atrair consumidores na faixa dos 35 anos. Seriam pessoas que se consideram jovens demais para comprar um sedã médio de tiozão, mas maduras o suficientes para deixar para trás os hatches médios. Claro que o marketês de nada serviria sem uma reforma de estilo. Retoques que deixaram o Focus mais para Fusion do que antes.
saiba mais
Para convencer esse público, a marca também bateu na tecla da esportividade e adicionou até borboletas no volante. Mas não se engane. Apesar do motor 2.0 flex com injeção direta de combustível ser o mais potente da categoria, o negócio do sedã é mais custo-benefício e tecnologia do que empolgação ao volante. Avaliamos a versão Titanium, que concentrará 60% do mix de vendas, pelo preço de R$ 87.900. Confira se ela vale a compra.
Focus Fastback 2016Fabio Aro
Focus Fastback 2016Fabio Aro
Focus Fastback 2016Fabio Aro
Focus Fastback 2016Fabio Aro
Focus Fastback 2016Fabio Aro
Focus Fastback Aro
Focus Fastback 2016Fabio Aro
Focus Fastback 2016Fabio Aro
Focus Fastback 2016Fabio Aro
Ford Focus FastbackFord
Ford Focus FastbackFord
Ford Focus FastbackFord
Ford Focus FastbackFord
Ford Focus FastbackFord
Ford Focus FastbackFord
Ford Focus FastbackFord
Ford Focus FastbackFord
Ford Focus FastbackFord
Ford Focus FastbackFord
Ford Focus FastbackFord
Ford Focus FastbackFord
Ford Focus FastbackFord
Ford Focus FastbackFord
Ford Focus FastbackFord
Ford Focus FastbackFord
Ford Focus FastbackFord
Ford
Ford Focus FastbackFord
Ford Focus FastbackFord
saiba mais
Custo benefícioDe fábrica, o modelo tem itens como sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor interno eletrocrômico, rodas de liga leve de 17 polegadas, faróis de neblina e controle de tração e estabilidade. No vice-lider de mercado, Honda Civic, apenas os faróis de neblina estão presentes desde a versão de entrada, se considerarmos os equipamentos citados acima.
Na configuração avaliada, a Titanium, há ainda chave presencial, sistema multimídia Sync com tela sensível ao toque de 8 polegadas com GPS e cartão de memória, sistema de som Sony e nove alto-falantes. Sem contar itens herdados da versão SE Plus, tais como ar-condicionado digital de duas zonas, aletas para trocas manuais atrás do volante, bancos de couro, sensor de estacionamento traseiro, controle de cruzeiro e limitador de velocidade.
O Focus sedã tem cinco estrelas na proteção para adultos e quatro para crianças no teste de impacto realizado pelo Latin NCAP. Para evitar uma colisão ou ferimentos graves, a lista de tecnologias de segurança passiva e ativa é extensa. No Titanium, são seis airbags, aviso de pressão baixa dos pneus, assistente de partida em rampa, assistência de frenagem de emergência e luz de emergência em frenagem brusca. Por fim, a nova linha do modelo estreou o sistema de estabilidade preventivo, ou ETS, que detecta a posição e a velocidade de giro do volante, acionando freios ABS para evitar uma possível derrapagem.
Vale a compra?
Sim. Independentemente do nome de batismo, o Focus Fastback é o sedã médio melhor munido de tecnologia e equipamentos desde a versão de entrada. Outra vantagem é a condição especial de revisões para os dois mil primeiros compradores. Até os 30 mil km elas serão gratuitas. O preço do seguro também será fixo a R$ 3.198, de acordo com o fabricante.
Só deve reconsiderar a compra quem tiver espaço como maior prioridade. Isso porque o sedã tem espaço para apenas dois passageiros traseiros e o porta-malas é reduzido: 402 litros aferidos pela Autoesporte, contra 490 l do Citroën C4 Lounge, por exemplo. Sem falar nos 507 l do Corolla.
Ficha Técnica
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16V, comando duplo, injeção direta, flex
Cilindrada: 1.999 cm³
Potência: 178/175 cv a 6.500 rpm
Torque: 22,5/21,5 kgfm a 4.500 rpm
Câmbio: Automatizado de 6 marchas e dupla embreagem, tração dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente McPherson (dianteira) e multilink (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)
Pneus: 215/50 R17
Comprimento: 4,53 m
Largura: 1,82 m
Altura: 1,46 m
Entre-eixos: 2,64 m
Tanque: 55 litros
Porta-malas: 421 litros (fabricante); 402 litros (aferido pela Autoesporte)
Colocar um superchager no motor ia deixar esse carro um fast back de verdade um compressor e melhor do que turbo que so da potencia em alta o compressor tem torque e potencia em baixa e alta so da uns macetes pra deixar potente e economico.
Peso: 1.396 kg
Nenhum comentário:
Postar um comentário