JAGUAR F-TYPE COUPÉ VAI PARA A PISTA
Por R$ 662 mil, a versão mais extrema do F-Type Coupé é um felino domável na cidade, mas vira o bicho em seu habitat natural: a pista!
Nas ruas, a expressão era de incredulidade. Bocas entreabertas, cabeças em movimento, corpos paralisados e, quando o cérebro entendia o que os olhos vislumbravam, sacavam dos bolsos os smartphones. Todos procuravam registrar o momento em que o Jaguar F-Type Coupé R desfilava pela zona norte de São Paulo. Nunca dirigi um carro que causasse reação similar às pessoas à minha volta ou em mim. Fui arrebatada logo no galpão onde estava estacionado. Já passava das 18 horas e como já começava a escurecer, não o vi de longe
Bastou um sutil aperto no alarme para o carro se denunciar na penumbra: os filetes de leds piscaram, as maçanetas das portas pularam para fora e, mesmo à meia-luz, as curvas tensas da carroceria me hipnotizaram.
Abri a porta com “cerimônia” como se estivesse pedindo licença. Na soleira, como uma mensagem subliminar, palavras iluminadas formavam a pergunta: “How alive are you?”. (Quão vivo você está?). A indagação filosófica foi o suficiente para me jogar dentro da cabine.
Assim como o conversível, o cupê tabelado em expressivos R$ 662 mil é para dois. Ainda que não haja um lugarzinho para guardar a bolsa ou a mochila – função exclusiva do bagageiro, que acomoda só 257 litros (aferidos) –, a cabine é espaçosa e requintada. O couro de boa qualidade com costuras à mostra percorre todo o painel, volante, bancos e portas. Talvez seja por isso que os botões dos retrovisores destoem tanto: são os mesmos de modelos da Ford, antiga dona da Jaguar. Infestado de comandos, o console remete ao cockpit de um avião, mais uma referência ao E-Type e seus clássicos interruptores.
Jaguar F-Type Coupé R | |
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Preço Sugerido | R$ 662.000 |
Motor | Dianteiro, longitudinal, 8 cilindros em V, 32 válvulas, compressor, injeção direta de gasolina |
Cilindrada | 5.000 cm³ |
Potência | 550 cv a 6.500 rpm |
Torque | 69,5 kgfm a 3.500 rpm |
Transmissão | Automática de oito marchas, tração traseira |
Direção | Hidráulica |
Suspensão | Braços triangulares na dianteira e traseira |
Pneus/Freios | 295/30 R20/Discos ventilados |
Dimensões Capacidade | Compr. 4,470 m, largura 2,042 m, altura 1,321 m, entre eixos 2,622 m Tanque 72 l, Porta malas 257 l |
Peso | 1.650 kg |
Na pista, o esportivo mostrou ainda mais disposição, graças à suspensão ativa e ao vetoramento de torque, que despeja mais força na roda com mais aderência. Tudo o ajuda a
arrancar de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos. Nessa velocidade, o spoiler traseiro levanta automaticamente para ajudar o eixo traseiro a ficar plantado no piso. O entusiasmo só é
castrado aos 300 km/h, limitados eletronicamente. Que ele podia dar mais, podia.
Com perto de 70 kgfm disponíveis entre 2.500 e 4.500 rotações, o F-Type R quase emenda a faixa de torque máximo com a potência, que chega aos 6 mil giros. Pisou, ele dispara e você terá que procurar o pedal do meio. Os freios a disco ventilados nas quatro rodas têm cerca de 38 cm, capazes de preencher as rodas de 20 polegadas. A 100 km/h, o F-Type estanca em 40,1 metros. Não é uma bela marca, mas a Jaguar reserva freios de cerâmica de carbono. Talvez seja porque ninguém queira saber de parar a bordo de um superesportivo desse calibre um puro sangue esportivo nervoso.
NÚMEROS DE TESTE | |||
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Aceleração | 0-100 km/h | 0-400 km/h | |
Média | 4,9 s | 12, 3 s | |
Retomada | 40-80 km/h (D) | 60-100 km/h (D) | 80-120 km/h (D) |
Média | 1,96 s | 1,98 s | 2.64 s |
Frenagem | 100 km/h | 80 km/h | 60 km/h |
Melhor Resultado | 40,1 m | 31,6 m | 16,9 m |
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